PROGRAMA DE

EDUCAÇÃO

TUTORIAL

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão, a fim de estimular a fixação de valores que reforcem a cidadania e consciência social dos participantes dos grupos, e assim elevar a qualidade do Ensino Superior do País. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades, que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades da sociedade.

MANUAL DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS

O Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial, é um documento elaborado para apresentar o programa e orientar os interessados quanto aos objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e benefícios.

 
 

O PET

NO BRASIL

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nomeado, anteriormente, de Programa Especial de Treinamento que tinha como objetivo principal treinar estudantes para ingressar na Pós-Graduação. 

No final da década de 90, houve transferência do programa à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC) sob responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior (DEPEM). Em 2004, a nomenclatura do programa foi modificada para Programa de Educação Tutorial (PET), nomenclatura esta, utilizada até os dias de hoje.

Sendo assim, o objetivo geral passou a ser: promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta e indiretamente com o programa, estimulando a cidadania, a consciência social e a melhoria dos cursos de graduação.

O Programa de Educação Tutorial (PET), atualmente, é regulamentado pela Portaria n° 976, de 27 de julho de 2010, sendo esta atualizada pela Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013. Desde então, o PET continuou em expansão de modo que possui identidade e visibilidade dentro das Universidades. Hoje, o programa possui 842 grupos distribuídos entre 121 IES SESu/MEC.

O PET

NA UTFPR

A UTFPR possui atualmente 14 grupos PET, presentes em 8 Campi, sendo que destes, 7 foram classificados no edital do Programa de Educação Tutorial – PET 2010 do Ministério da Educação (MEC).

O primeiro grupo PET foi implantado em 2006 no Campus de Pato Branco vinculado ao curso de Agronomia. Em 2007 foi implantado o PET Zootecnia no Campus de Dois Vizinhos. Em 2009, foi a vez de Curitiba iniciar seu primeiro grupo PET, sendo este vinculado ao curso de Engenharia Eletrônica. O quarto grupo foi também implantado no Campus de Dois Vizinhos, vinculado ao curso de Engenharia Florestal.

No Edital de 2010 foram contemplados mais 9 grupos:

  • PET Engenharia Civil - Campus Campo Mourão;

  • PET Engenharia de Alimentos - Campus Francisco Beltrão;

  • PET Tecnologia em Alimentos - Campus Londrina;

  • PET Engenharia  Computação - Campus Curitiba;

  • PET Computando Culturas em Equidade - Campus Curitiba;

  • PET Política Públicas - Campus Curitiba;

  • PET Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da vida no campo - Campus Dois Vizinhos;

  • PET Produção Leiteira - Campus Dois Vizinhos;

  • PET Tecnologia Ambiental - Campus Medianeira. 

 

O PET mais recente na UTFPR, fundado em 2012, é vinculado ao curso de Engenharia Química em Ponta Grossa.

 

O PET EM CAMPO MOURÃO

 

O PET de Engenharia Civil da UTFPR do campus de Campo Mourão, surgiu no ano de 2010 com a iniciativa do Prof. Dr. Jorge Luís Nunes de Góes e, composto inicialmente por seis membros.

Ao longo dos anos, o grupo vem trabalhando com projetos que se correlacionam com as premissas do programa, através de atividades voltadas à tríade fundamental: Ensino, Pesquisa e Extensão. Dessa forma, o grupo PET compromete-se fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação por meio da organização de eventos a nível estadual, competições, minicursos, palestras e projetos de cunho social, impactando diretamente na formação dos graduandos e na sociedade. 

A cada processo seletivo, o PET-Civil sempre busca selecionar um grupo de alunos com interesses em comum, atrelados à melhoria da graduação, enriquecimento pessoal e, principalmente, com vontade de fazer a diferença.

NOSSOS MEMBROS

Atualmente o Grupo PET Civil UTFPR conta com 12 membros bolsistas e um professor tutor.