EDIFICAR

Sobre

QUEM SOMOS

O Projeto EDIFICAR é um grupo de projeto estudantil, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, juntamente com o apoio da prefeitura da cidade, voltado a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão universitária. Fundado em 2019, ele se dedica, por meio de trabalho voluntário, à reforma de residências que se encontram em condições mínimas de habitabilidade, proporcionando às famílias um lar digno. Além disso, busca-se estimular o engajamento social e ações efetivas de mudança, proporcionando o trabalho em grupo e ações coletivas incentivando o espírito crítico e construção da cidadania.

OBJETIVOS

Moradia, definida como o local em que o ser humano possa habitar, é um direito social previsto pela Constituição Brasileira de 1988. Segundo o Regulamento Geral das Edificações Urbanas, aprovado pelo Decreto-Lei nº 38 3382 de 1951, quaisquer moradias devem apresentar condições mínimas de habitabilidade, de forma a assegurar condições de segurança, salubridade e estética adequadas à sua utilização e função.

Sendo assim, o EDIFICAR busca trazer a todos os participantes uma experiência edificante, seja por meio do confronto com a realidade e prática do voluntariado, ou por mudanças positivas permanentes na vida de famílias cuja moradia não se encontra em condições adequadas de habitabilidade. A partir disso, por meio da troca de experiências entre a comunidade externa e a universidade, será possível a melhoria da qualidade de vida e transformação social dos envolvidos neste projeto.

COMO TRABALHAMOS

Por meio de mutirões voluntários é feita, em três dias, a reforma das casas com base em avaliações técnicas e projetos arquitetônico e de interiores. Divididos em comissões, cada responsável fiscaliza e controla o andamento do projeto, gestão de pessoas, obras, interiores e alimentação são alguns exemplos.


As famílias são selecionadas em cooperação com a assistência social municipal, sendo o único pré-requisito que a família tenha posse da casa. Após a checagem de aspectos de ordem jurídica, visitamos as famílias pré-selecionadas e coletamos as últimas informações para a seleção final.

FINANCIAMENTO

NOSSA EQUIPE

O Projeto EDIFICAR conta com um grupo organizador de aproximadamente 10 pessoas, sendo essas as responsáveis pelas comissões e um grupo rotativo de voluntários que é ativado para a participação nas reformas, chegando este a 40 voluntários por ação.

A execução das reformas não conta com quaisquer fontes fixas de renda. O Projeto depende exclusivamente da captação de fundos por meio de doações financeiras, materiais e móveis, e parcerias pontuais com empresas.

CONTATO

Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Campus Campo Mourão

R. Rosalina Maria Ferreira, 1233, Vila Carola

Campo Mourão - PR, CEP: 87301-899

Bloco H - Sala H103

Tel: (44) 3518-1523

pet.civil.cm@gmail.com

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

© 2020 PET Civil UTFPR

Feito por Guilherme Louvison Nobile