CONHEÇA NOSSOS PROJETOS E ATIVIDADES

Edificar (logo).png

O Projeto EDIFICAR é um grupo de projeto estudantil, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, juntamente com o apoio da prefeitura da cidade, ele se dedica, por meio de trabalho voluntário, à reforma de residências que se encontram em condições mínimas de habitabilidade, proporcionando às famílias um lar digno. Além disso, busca-se estimular o engajamento social e ações efetivas de mudança, proporcionando o trabalho em grupo e ações coletivas incentivando o espírito crítico e construção da cidadania.

CAFÉ COM ENGENHEIRO

O evento “Café com Engenheiro” consiste em uma entrevista no formato de talk-show, com um Engenheiro Civil atuante no mercado de trabalho. Tal projeto tem como objetivo oferecer aos graduandos dos cursos da UTFPR – CM, uma discussão sobre temas relacionados ao mercado de trabalho, carreira acadêmica, experiências profissionais etc., a fim de enriquecer os conhecimentos dos acadêmicos bem como possibilitar que estes esclareçam suas dúvidas sobre a prática de sua futura profissão.

COMPETIÇÃO DE PONTES DE PAPEL

A fim de motivar os alunos de Engenharia Civil e promover uma melhoria no aprendizado por meio de uma atividade extracurricular de cunho acadêmico, o grupo PET promoverá anualmente um concurso de ponte de papel. Os critérios de avalição são a carga máxima suportada, projeto, eficiência estrutural, carga de projeto versus carga real e arquitetura. O projeto ainda abrange: dias no laboratório para determinar as propriedades do papel, palestras sobre dimensionamento estrutural, etc.

CONCREBOL

O Concurso Concrebol é um desafio criado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) onde os estudantes universitários formam equipes e confeccionam uma esfera de concreto com propriedades otimizadas para percorrer uma trajetória retilínea após ser impulsionado por um pêndulo. O grupo PET-Civil UTFPR promove no campus de Campo Mourão a competição nos moldes do concurso nacional, incluindo o aparato de ensaio que foi confeccionado exclusivamente para o evento, com o objetivo de despertar o interesse dos discentes em participar do concurso nacional e possibilitar aos estudantes um maior contato com a prática da Engenharia Civil.

 

Pretende-se que os petianos ministrem os seguintes Mini-cursos extra-curriculares com elaboração de apostila: Mini-curso de AutoCAD para calouros; Mini-curso de Ftool; Mini-curso de Revit; Mini-curso de Excel, Mini-curso de Plataformas de pesquisa, Endnote, Google Drive e Dropbox com aplicação voltada para a elaboração de Artigos Acadêmicos.

INTERNATIONAL LIFE

Este projeto tem como objetivo oferecer a todos os discentes da UTFPR – CM a oportunidade de conhecerem melhor a experiência acadêmica dos alunos que participaram do programa da Dupla Diplomação ou da Mobilidade Estudantil Internacional (MEI). O evento consiste em uma entrevista no formato de talk-show, conduzido por um petiano que direciona perguntas de cunho pessoal com uma abordagem descontraída.  Ao final é aberto ao público um espaço para perguntas relacionadas à curiosidades sobre a vida e à rotina do entrevistado.

PROJETO SONHAR

Os petianos realizarão visitas à escolas públicas de Campo Mourão com o intuito de apresentar as diversas formas de ingresso no Ensino Superior do país, além de guiar os alunos do Ensino Médio para que os mesmos reconheçam seus pontos fortes e saibam escolher o curso que pretendem buscar para seu futuro.

A Competição de Pontes de Palitos de Picolé (PONTELITOS), é uma atividade proporcionada pelo grupo PET-Civil junto à UTFPR Campus Campo Mourão e as escolas de Campo Mourão e região com o intuito de, por meio de uma competição, os alunos apliquem seus conhecimentos de sala de aula para montar uma ponte com palitos de picolés e, no dia do rompimento, averiguar qual das pontes resistiu à maior carga. 

 MESA REDONDA

Os petianos organizarão uma mesa redonda onde será discutido por profissionais de diferentes áreas, porém de áreas envolvidas com o assunto a ser tratado, algum ponto específico da engenharia civil ou algum assunto pertinente relacionado à área.

VISITAS TÉCNICAS

Pretende-se organizar visitas técnicas a indústrias de produtos da construção civil e obras de destaque na região. Serão também organizadas visitas a feiras e exposições da área de construção. Essas visitas serão planejadas pelos petianos e terão a participação de alunos, professores, funcionários e da comunidade em geral.

Os petianos realizaram pesquisas de cunho acadêmico para serem publicadas em congressos e revistas científicas.

PET CIVIL UTFPR CAMPO MOURÃO

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social